Casas Charmosas, Jardins Luxuosos
Quem não deseja podem morar em uma daquelas casas com jardins luxuosos, não é mesmo? Vemos em filmes e nos mais elegantes condomínios diversos exemplos de jardins que mais parecem cenários de casamento.
Porém, eles são reais e você pode até mesmo ter um em sua casa, mas para isso é necessário se dedicar e ter um toque de bom gosto, não é mesmo?
Quer saber o que caracteriza os jardins luxuosos e como ter um desses em sua casa? Confira.
Casas charmosas e jardins luxuosos
Primeiramente, os jardins luxuosos combinam com casas charmosas e isso é inegável.
Quando falamos em casas charmosas, não necessariamente estamos falando de mansões, apenas de um imóvel que seja bem desenhado, que se encontre em bom estado e que, claro, tenha o seu próprio charme.
Então, para ter o cenário dos sonhos é importante investir em ambos: tanto na casa quanto no jardim.
É certo que isso envolverá um investimento, mas com boas ideias e bons profissionais é possível construir o lugar dos sonhos sem pagar muito por isso.
O contrário do título também se alinha ao nosso texto, pois não faz sentido uma casa luxuosa com um jardim descuidado, desorganizado, com espécies que destoam do cenário arquitetônico, do conjunto.
Jardins luxuosos: o que fazer para ter um
Mas, afinal, o que caracteriza os jardins luxuosos? Será que é muito difícil ter o seu próprio?
Veja as principais características:
Bem cuidados
Obviamente, um jardim luxuoso deve ser cuidado, porém, é MUITO bem cuidado. A grama sempre deve estar reta, verdinha e limpa, bem como todas as árvores vivas e cheias de flores.
O cuidado com o jardim é o mais importante para que ele seja considerado de luxo.
Espécies sofisticadas
Espécies comuns e baratas são as que são fáceis de cultivar. Por outro lado, existem espécies mais caras e sofisticadas, estas normalmente são bem resistentes, mas seu cultivo é mais complexo e demorado, isso as tornam plantas tidas como luxuosas.
Iluminação
A iluminação faz parte de todo o arranjo. A partir do estilo do seu jardim você pode escolher os lustres que mais combinam. O conceito de luzes diretas e indiretas devem sempre permear o projeto no intuito do melhor aproveitamento das nuances, sobretudo à noite.
Fontes
As fontes d’água dão um charme a mais, principalmente quando ficam na região central do jardim. Aqui cabe um cuidado, as fontes são elementos decorativos que precisam ser pre-avaliados se combinam com o todo, além disso, não confundir com chafarizes que só se enquadram em jardins imensos.
Podas de árvores
Os arbustos devem estar devidamente aparados para manter o jardim elegante e luxuoso.
Estruturas, madeiras e serralheria
Os jardins luxuosos também podem ter algumas estruturas, como deques , caramanchões, pergolados, estruturas em mármore e muitas mais. Isso traz não somente um charme, mas um lugar confortável e que causa bem estar para a família.
Quer dar uma olhadinha, separamos uma busca no Pinterest para te encher de ideias.
Mariana Abreu e Renata Pizi são paisagistas experientes, possuem equipe própria e atendem qualquer porte de jardim a ser concebido.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!