4 ítens essenciais na manutenção de jardins
Escolhemos o assunto “Manutenção de jardins” como post inaugural do nosso blog por se tratar de um assunto que aflige a todos os que possuem jardins. Seja uma casa, sítio, condomínio ou empresa, ter um jardim é uma decisão que já vem com a pergunta embarcada: – E agora, como cuidar?
O jardim é um lugar dinâmico, cheio de vida cores, texturas e como todo organismo vivo, requer cuidados essenciais e alguns conhecimentos.
Tanto o cuidar pessoalmente, quanto a decisão de contratar um serviço de manutenção, exige ter em mente que este serviço pode ser pontual, eventual, mas o fundamental para a saúde de um jardim é que seja um ACOMPANHAMENTO CONSTANTE e regular.
Em uma primeira análise, é preciso estar atento pois a manutenção de jardins é um cenário bastante diverso, não se trata somente de água e luz.
As principais colunas de atenção na manutenção de jardins
Controle de pragas: cochonilhas, Lagartas e Ervas daninhas
As cochonilhas são pequenos insetos de até 3,5mm que se instalam nas folhas , caules e raízes, sugando a seiva da planta causando enfraquecimento e até a morte total se não tratada adequadamente.
Já as lagartas são a maioria herbívoras. Sua fonte de alimentação são folhas e arbustos, podendo causar grandes estragos nos jardins se não identificadas e controladas rapidamente.
Ervas daninhas são as espécies consideradas pragas pois nascem espontaneamente em jardins, principalmente em gramados. Ee não controladas se alastram rapidamente concorrendo com as outras raízes causando estragos.
Há outras inúmeras pragas, as que listamos acima são consideradas as mais comuns apenas.
Luz natural
A incidência de luz solar em cada espécie é fator primordial para seu bom desenvolvimento, mas necessidade de luz direta e indireta varia de acordo com cada tipo de planta. Há plantas que requerem sol pleno, meia sombra e sombra.
Adubação
A carência nutricional de cada parte do jardim deve ser analisada e reposta periodicamente, visando saúde, viço, longevidade e beleza.
Podas
Além de controlar o porte e ramificações indesejadas, a poda especializada estimula novas flores e frutos.
Após esse tratamento específico, a manutenção periódica impedirá que alguns desses fatores voltem a aparecer.
O grande fator determinante para um jardim demandar ou não cuidados de um profissional de jardinagem e paisagismo ,não é necessariamente seu porte. Existem espécies que requerem mais cuidados e outras menos, há as que necessitam de poda constante e outras não. Sobretudo, um jardim é arte em constante mudança, um pouco de atenção e cuidados essenciais e eles se tornam pequenos milagres em nossas vidas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!